Data: 16 de abril de 2016   Autor: Administrador   Visualizações: 997

História

280px-Bahia_Municip_MarcionilioSouza.svgMarcionílio Souza é um município brasileiro do estado da Bahia situado a 336 km da capital Salvador. Sua população estimada em 2004 era de 9.294 habitantes.

A principal fonte de renda vem do funcionalismo público, dos aposentados e pensionistas e dos pequenos proprietários de terras que criam e negociam animais como ovelhas, cabras e bovinos.

É costume a região ser chamada também pelo nome de Tamburi, que segundo contam alguns moradores mais antigos, é referência a uma árvore, o Tamburi (árvore comum na Região do Baixo Amazonas em direção ao Sul pelo Mato Grosso e Goiás até o Triângulo Mineiro, noroeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul). Os habitantes mais antigos contam que essa árvore era citada como referência pelos tropeiros que passavam pela região que viria a ser a cidade.

Apesar de estar próxima do Rio Paraguaçu, rio com potencial de uso na agricultura, este não influencia a economia local. Durante muito tempo a cidade foi ponto de embarque e desembarque de passageiros de trens, que era comum até certo período. Posteriormente esse tipo de transporte caiu em desuso, restando apenas a circulação de trens de carga.

O nome é em homenagem ao coronel Marcionílio Antônio de Souza, que viveu em Maracás.